sexta-feira, julho 14, 2006

A minha escola...

...já alguma vez vos falei dela? Humm... não. Não valia a pena. Mas e agora...? Continua a não valer mas uma pessoa tem de desabafar.


A minha escola.
A minha escola é particularmente especial.
A minha escola não gosta de ser tratada pela modesta designação de escola. Nem ser chamada nem receber o mesmo tratamento que uma escola. A única modéstia que lhe é conferida é o facto de ser pública. Atenção, nada de escola pública.Simplesmente, pública. Então, como denominá-la? E, neste momento, revejo aqueles olhos brilhantes, aquela cara de quem parece que tem muito a orgulhar-se - "conquistei o mundo!", que giro...eu não - quando se referem ao seu estabelecimento de ensino - nunca, mas, nunca escola, eu sei, estou farta de o dizer mas a mim custou-me muito habituar... - quando dizem: O meu LICEU.
É verdade que o meu estabelecimento de ensino outrora fora um liceu. Outrora. Que quer esta estranha palavra dizer? Penso que é a deixa exacta para iniciarmos o ritual de boas vindas a outra palavra: escola. Não?!
Eu, admito, adoro a palavra liceu. Mas, também, admito, que escola é a minha infância. E, para mim a minha infância é muito. Mas liceu é outra loiça.
"Cada macaco no seu galho" e é verdade: escola - putos, liceu - jovens. Agrada-me.
A minha escola - desculpem-me a expressão - é uma mixada de gente. Gente com gente. Sim, porque há gente e gente. E na minha escola esse é o critério de separação ou união. Entre gente e gente. Há, também, mixada entre professores - esses seres incompreensiveis e incompativeis com a gente e a gente. Poderia dizer gentes mas isso já seria um erro crucial: nunca misturar. Já basta compartilharem o mesmo local de ensino - liceu - com os restantes acessórios - e aqui inclui-se profes. - com o pessoal auxiliar: contínuos, assitentes admnistrativos, psicólogos, cozinheiros, porteiros, e, claro cão. Nada de cães. Cão. Deve ser bom guarda... morde tudo o que lhe passa pela frente...
Mixada essa que vai aumentando de ano para ano. Por seres que para mim não passam de carneirinhos - conotação não maldosa e maldosa: primeiro, porque eles devem ter chegado de alguma terra de anões, o pessoal é mesmo muito pequeno. Meio-metro. No sentido literal; e segundo, quando vem um vêm logo não dois, não três, não quatro, mas sete ou oito atrás. E a correr. Cuidado. Muito cuidado. Gritaria, aqui e lá ao fundo. Ouve-se bem naquele liceu. A estrutura já não dá para tanto - e acredito que nem para pouco. Mas ninguém me ouve. O bar não chega para todos, os burros passam fome. O refeitório, esse... enfim. Sala de aulas. Completamente infestadas. Desinfestação: um período escolar inteiro, praticamente. Sala temporária: não há, arranjem-se com a audiovisuais e aguentem-se com os berros das professoras histéricas: "eu marquei esta sala para mim hoje!!!", ou então metade da aula no 2º piso e toca a descer para a 2ª metade no rés-do-chão. Conselho executivo? A única coisa realmente executada com empenho - disso ninguém pode negar: é o Smashing Awards. Uma produção de mini-sketches, de números musicais, com algumas palhaçadas à mistura e a entrega de prémios: melhor em ciências, melhor filósofo, prémio carreira, melhor escritor, etc; num local apropriado para a grande ocasião do ano, refiro-me não só à esplendorosa actuação dos meus companheiros escolares mas também à fenomenal comparência parental: pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos, filhos e pais, irmãos e meios-irmãos, e ainda os que interessam de facto: amigos dos pais! É, de facto, um grande acontecimento. Por falar em acontecimento, o meu preferido é o intervalo. Isto não só por razões óbvias mas porque neste tempinho podemos observar um fenómeno humano excepcionalmente degradante: o logotipo da escola virá sempre acompanhado duma fotografia tirada, num intervalo, da entrada principal e a presença dos seus alunos. Dos seus alunos fumadores. Será dificil distinguir quem é quem... a nuvem de fumo persiste em rodopiar à volta daquelas cabeças. Normas... Nesse mesmo tempinho se dermos uma corridinha e subirmos ao 2º piso e tiverem a "sorte" de verem uma professora a sair da sala dos professores vislumbrarão a razão do desrespeito pelas normas. Vislumbrarão somente a razão porque os professores nem vê-los, a porra da nuvem de fumo tem uma irmã, e esta encontra-se ali mesmo.
É, e sempre foi, um liceu espectacular. E agora com um toque suis generis: alguém capacitado de uma mente brilhante tratou de implementar uma nova norma. A utilização de t-shirts para educação física é natural - bem... há quem prefira top com tudo o que se tem e não tem à mostra - mas, agora, com uma nota de mestre: o "nosso" logotipo estampado na t-shirt. O pessoal preveniu-se: "o preço da t-shirt - eu acrescento, "não solicitada!!" - está incluido no da matrícula. são 20€ e 30 cêntimos, por favor." e para não haver discussão concederam maior liberdade de opção: não existe só uma cor, existem duas cores à escolha! Ou azul ou branco. Sinto-me especial por poder escolher a cor que me realça mais e por poder usar tão aparatoso traje!
Estou feliz. Com sorte e muito trabalho só lá passarei mais um ano.
Oh caramba! Não sabem? O - este O é de O liceu!!! - Rainha D. Amélia é lindooo!

12 Comments:

At sexta jul. 14, 07:59:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Com essas acracteristicas, também eu ficaria feliz por lá passar somente mais um ano.

Se a sr ministra deixar a D Joao de Castro de pé, podes sempre te mudar para o lado :
nós recebemos-te de braços abertos !


(perdoa-me a propaganda, mas não consiguia deixar de pensar na D João enquanto lia o teu texto)


Beijinho em ti *

 
At sábado jul. 15, 11:41:00 da manhã, Blogger Miguel said...

mas k mais posso dizer?
a tua postagem está excelente.

trata-se de uma escola com complexos de superioridade cheia de pessoas (gente) com complexos de superioridade.
mas já chegamos ao 12º e tu e eu já aguentámos 5 anos naquele maravilhoso estabelecimento de ensino...

e desculpa se não faço um comentário de jeito mas já não durmo há 30 horas e isto não dá pa td. bjs

 
At sábado jul. 15, 12:31:00 da tarde, Blogger Lara said...

Kell!
Obrigada pelo "acolhimento"!=)
Mas teria de recusar... depois de uma longa ( e acredito extenuante ) conversa perceberias porque não quereria desistir no ultimo minuto - no ultimo ano escolar. A minha opção em relaçao à tua escola deveria ter sido feita há muito tempo atrás. Mas não me arrependo totalmente pq também aprendi no RDA... outras coisas.

Miuda obrigada pela pachorra demonstrada para ler o meu texto =P


*

 
At sábado jul. 15, 01:07:00 da tarde, Blogger Lara said...

Magueigo!
Não teres ido a correr para a cama so para leres o meu blog...! Perdoo-te sim e tb o jogging!!!
Obrigada!
*
P.S. 5 anos?! Para mim aquilo pareceu uma vida! Maravilhosa, uma vida maravilhosa...! =P

 
At segunda jul. 17, 12:28:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Refrão!:
"Rainha não podes morrer,
Estaremos sempre a combater
Lutaremos, para que possas viver
Para o Rainha viver"

by: "puta-que-pariu-quem-fez-esta-merda-de-hino."

O RAINHA é que É!!!
(ié´,ié,ié)

PS: Eu escolhi a azul, combina mais com as minhas nódoas negras

 
At segunda jul. 17, 09:44:00 da tarde, Blogger Lara said...

Hugo!
Olha que Olegário tem fetiche por azul... se fosse a ti tomava cuidado!=P
E lembraste da cena das batidelas no chão?! Esse também é um grande espectaculo para se ver... =S

*
P.S. ...o veneno... hihi

 
At domingo jul. 23, 08:49:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A escola é a nossa segunda casa, quando fores velha vais certamente ter muitas saudades dela...

 
At segunda jul. 24, 11:34:00 da manhã, Blogger Lara said...

Lamento discordar mas para certas pessoas a escola é tudo menos uma segunda casa. Supostamente na "nossa" casa seriamos recebidos de braços abertos o que não acontece com toda a gente.
Mas talvez tenha razao... terei saudades... mas o tempo fará com que me esqueça dos piores momentos e so me lembre dos momentos fantasticos. Disso sim sentirei saudades.

 
At sexta jul. 28, 01:42:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por falar em escola, "os putos na escola não estão lá para aprender... foi onde ficaram a dormir para ninguém ver". Se quiser depois digo-lhe de quem é esta frase.

 
At sexta jul. 28, 02:21:00 da tarde, Blogger Lara said...

Sim, gostaria de saber.
Ponto de vista interessante!

 
At sábado jul. 29, 09:22:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Xutos e Pontapés - Jogo do Empurra.

 
At sábado jul. 29, 10:21:00 da tarde, Blogger Lara said...

Obrigada. Não fazia a minima ideia.

 

Enviar um comentário

<< Home